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terça-feira, 5 de junho de 2007

Roteiro para elaboração de um projeto cultural

Roteiro para elaboração de um projeto Cultural
Organizador: Vilmar Oliveira


Identificação do projeto - Escolha um título que apresente a idéia total do projeto.
a. Título do projeto: O que é o projeto. A escolha é livre; um bom título é aquele que já apresenta o conteúdo essencial do projeto.
b. Área de interesse: Qual a área de interesse do projeto: artes cênicas, circo, publicação, exposição de fotografias, etc.
c. Apresentação: Faça neste campo uma pequena apresentação do seu projeto, de preferência com noção geográfica da cidade ou região onde será realizado o evento.

Identificação do proponente - Identificar se o proponente do projeto é pessoa física ou jurídica, disponibilizando todos os dados referentes ao mesmo.

a. Pessoa Física - Realizador: É você o responsável pelo projeto? Apresente aqui um mínimo currículo de quem é o organizador do evento e das principais pessoas que o realizará.
É importante que cada um destaque no seu currículo quais atividades específicas ou projetos já realizou na área cultural.
Caso tenha alguma personalidade envolvida, destaque-o, assim quem receber o projeto terá mais confiabilidade para aprova-lo.
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b. Pessoa Jurídica: o preenchimento deve ser tal qual registrado em seu contrato social, estatuto ou outro ato que a tenha constituído, incluindo os seus principais diretores.


Objetivos - Indique os objetivos do projeto, isto é, o que deseja realizar, inclusive seus resultados.
a. Objetivo Geral - Nele deve estar exposto, da maneira mais sucinta e clara, apenas O QUE se pretende fazer (por exemplo: gravar um disco de música indígena; montar a peça X de teatro; publicar tantos livros de tal autor etc).

b. Objetivos específicos - Detalhar melhor o que ESPECIFICAMENTE se deseja com o projeto. Recomenda-se que a escrita seja em forma de esquema.

Justificativa do projeto

a. Informe por que propôs o projeto. Aqui deve ser explicado POR QUE seu projeto pretende o apoio das leis e os resultados esperados com o trabalho;
b. Pontos a serem considerados: Quando se pleiteia um recurso público na área da cultura, o projeto deve ser de natureza cultural e trazer benefícios para a população.

Estratégia de ação - Enumere e descreva as atividades necessárias para atingir o(s) objetivo(s) desejado(s) e explique como pretende desenvolvê-las. COMO você pretende realizar o projeto.
a. Você deve mostrar claramente as etapas do trabalho, em ordem de realização. As etapas devem ser numeradas e as atividades devem corresponder aos itens orçamentários que quantificam cada etapa.

6. Plano de comunicação - Defina aqui de forma clara e objetiva qual o conceito do seu projeto.

a. Tiragem - Quantidade pretendida do produto cultural como discos, livros, revistas, jornais, vídeos, CD-ROM, etc:

b. Plano de Mídia - O Plano de Mídia é de fundamental importância para reforçar e profissionalizar o trabalho a se executado. Nele você deverá esclarecer como será divulgado o evento.
Destaque de forma clara quais as ferramentas (assessoria de imprensa, marketing, etc) e os canais (jornais, revistas, televisão, etc) que utilizará para divulgação do seu evento.
Quantifique quantos cartazes, folhetos, cartões, etc serão feitos.
Estabeleça no plano de mídia quais os parceiros que você tem para execução do projeto e qual a participação de cada um. Ex.: Patrocínio, apoio, etc

c. Período de Execução - Quando ocorrerá o projeto - Dia ou dias, mês e ano. Faça um calendário para melhor expressar o período de realização do projeto.

d. Estimativa de público: (Pessoas atingidas)

Diretamente: destaque neste campo qual o público esperado para o dia do evento.
Indiretamente : Qual a quantidade de pessoas indiretas que serão atingidas com o projeto.

7. Orçamento Físico Financeiro.
a. Qual o custo total estimado para o projeto? De onde sairão os recursos? Haverá bilheteria? Quanto se espera arrecadar?

b. Lembre-se: É importante colocar os valores reais, não os superfaturar. Todo projeto passa por uma comissão de avaliação e superfaturar os valores é o mesmo que chamar os integrantes de tolos.

Tipo de despesa
Discriminação
Unidade
Quant.
V. Unitário
Valor total

Produção de texto
Produção. Ex.;
Serviço - 1 Valor xxx
Tradutor Pag. - valor xxx

c. As planilhas devem respeitar cada etapa do projeto. Ex.: Pré-produção, produção, divulgação, custos de administração, impostos, etc.



8. RESUMO GERAL DO ORÇAMENTO

Neste campo você deverá informar os totais das atividades descritas em cada item da planilha.


Preencher de acordo com o que foi descrito nas Planilhas
Atividades
Descrição das Atividades
Custos por Atividade
1 - Pré-Produção / Preparação

2 - Produção / Execução

3 - Divulgação / Comercialização

4 - Custos de Administração

5 - Impostos / Seguros / Auditoria

6 - Elaboração / Agenciamento

VALOR DO PROJETO: (R$)


Declarações de interesse do projeto:
a. Declarações - Neste campo você deve informar quais sãos os parceiros do seu projeto e apresentar cartas especificando a parceria estabelecida, mostrando que á uma rede de apoio ao projeto.

Assinatura do Proponente. (Não esquecer de assinar o projeto)



Obs.: Este é um roteiro básico para elaboração de um projeto cultural. Cada instituição tem um roteiro específico com formulários próprios que deverá ser observado pelo proponente.

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